Powered By Blogger

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Formação Administrativa da cidade de Ibiá

A formação administrativa do município, onde a   primeira denominação conhecida do povoado foi "São Pedro de Alcântara”.

O nome dado ao lugar,provem do fato de haver um certo fazendeiro, chamando Antônio Alves Costa, proprietário de uma grande fazenda denominada  Cotovelo, feito uma promessa a São Pedro de Alcântara de doar grande parte de suas terras para a formação de um povoado que receberia o nome de São Pedro de Alcântara e onde surgiu mais tarde,em honra ao Santo,surgiu o povoado.

O local escolhido servira anteriormente era pousada para tropeiros e boiadeiros,provindos de outras regiões,em que seus proprietários alugavam pastagens para o rebanho das comitivas, que iam para as províncias de Goiás e Minas Gerais bem como mantinham um pequeno armazém para a venda de cereais, fumo e demais utensílios utilizados nas longas viagens .                                                              
Em 10 de Outubro de 1882, o povoado foi elevado a Distrito, com o nome  de São Pedro de Alcântara,subordinado ao município de Araxá e  passando à  categoria de município com a denominação de Ibiá, pela lei estadual nº 843,de 07-09-1923, desmembrado assim de  Araxá  e constituído de 3 Distritos: Argenta ( Ex- São José do Araxá) , Santo Antônio da Pratinha e Tobatí  .

O topônimo Ibiá parece ser ditado pelo aspecto panorâmico local, já que significa "Serra Cortada", "Cabeceiras Altas" e "Chapadas".Em Janeiro 1924 foi eleito o seu primeiro Agente Executivo, o  Dr. Luiz  de Souza Coelho que governou do período de  Jan./1924 a Abr./1927.

Fonte  Acervo da Antiga Casa da Cultura de Ibiá e IBGE



          Inauguração do Paço Municipal 1 ano após sua emancipação 
            Funcionava Prefeitura, Escola, Cadeia, Fórum.
Fonte : Arquivo Digital
            Assessoria de Imprensa -Prefeitura Municipal de Ibiá



Nenhum comentário:

Postar um comentário