Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Bens Inventariados

COLÉGIO SÃO JOSÉ
Localização do Bem : Avenida Madre Maria de Jesus
Histórico : Construído em 19 de Março de 1937, e Escola Normal São José de Ibiá, como era chamada, mantida pela Congregação Missionárias Nossa Senhora das Dores.
Foi o Padre Fagundes e o Vigário de Ibiá, que, primeiro lançou a ideia , despertando o interesse em toda comunidade .Logo depois adquiriu-se um quarteirão inteiro para  construção do Colégio São José que em 1939 foi equipado e equiparado a Escola Modelo do Estado pelo Decreto n 1778.

Fotos : Arquivo Público r Acervo Antiga Casa da Cultura de Ibiá 

CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA FERROVIA
Histórico : Em 1873 foram efetuados os primeiros contato para a construção da ferrovia que passaria por Ibiá com destino a Goiás, Estrada de Ferro Goiás trazendo como resultado o afluxo para a região de construtores, engenheiros e trabalhadores, entre os profissionais que colaboraram para o empreendimento,destacou-se o Sr, Carmimne Cappuci,proprietário do maquinário e responsável pela construção de toda a infra-estrutura para a instalação dos funcionários.O Ramal Ferroviário chegaria a Ibiá já no inicio do século XX, passando pelo antigo leito da “ Picada de Goias” dos tempos dos colonizadores luso-brasileiros, chamando-se muito acertamente “ Estrada Goiás” . O galpão de manutenção ferroviária foi construído em 1926, conforme revela placa de inauguração afixada na área externa. Ali eram feitas as reformas de locomotivas. A  Estrada de Ferro Goiás integrou-se À Ferrovia Federal S.A em 1957.em 1969, A RFFSA passou a agrupar suas ferrovias em sistemas regionais, onde a EFG passou à Viação Férrea Centro-Oeste. E finalmente, no decorrer do processo de desestabilização da RFFSA, a malha foi leiloada em 1996, e então repassada para a Ferrovia Centro Atlântica,e VLI, somente como transporte de carga.
Funciona em uma das dependência da Ferrovia o seu Museu Ferroviário onde mostra a trajetória da Ferrovia que mudou significam ente a vida da cidade e população .




     Fonte : Acervo Antiga Casa da Cultura de Ibiá
 Fonte : Acervo Antiga Casa da Cultura de Ibiá


CHARQUEADA
Endereço/localização: Próximo ao bairro São Dimas, atrás do Parque de Exposições Manoel Terra Cruz.
Histórico: Foi construído na década de quarenta para uso exclusivo de charqueada. O local abatia diariamente cerca de 200 cabeças de gado. A construção no local deu-se pela localização próxima da linha férrea, o que facilitava o escoamento da mercadoria e das cabeças de gado. A charqueada exerceu grande influência no comércio de Ibiá e seus negócios trouxeram desenvolvimento para a cidade. Pertencia ao Sr. José Cambraia, grande pecuarista da cidade de Campo Belo, que veio residir na cidade de Ibiá juntamente com sua família. Porém a indústria não funcionou por muito tempo tendo suas atividades interrompidas por um acidente de avião que vitimou o Sr. José Cambraia e sua esposa. A Charqueada ficou desativada por um tempo e na década de 60 funcionou no prédio uma cooperativa que passou a dirigir o frigorífico, cujo administrador era o Sr. Cristino Teixeira permanecendo por 5 anos em atividade. Logo após, o imóvel já desativado, a Prefeitura Municipal comprou o imóvel transferindo o Matadouro Municipal para a edificação, funcionando até o ano de 2011 e sendo novamente desativado por uma Lei Federal que obriga o abate de animais somente em frigoríficos certificados. O imóvel sofreu um incêndio criminoso que abalou toda sua estrutura e levando ao estado de ruína que se encontra. Atualmente o imóvel não é utilizado, restando apenas ruínas. O bem é inventariado.
                      Charqueada 1947 
 Fonte : Acervo Antiga Casa da Cultura de Ibiá


Matadouro Municipal 
Fonte : Acervo Antiga Casa da Cultura de Ibiá 



CAPELA SÃO DIMAS
Endereço/localização: Praça de São Dimas, s/nº.
Histórico: A construção foi no período de 1955 à 1959 na gestão do prefeito, Sr. Arlindo Carrazza. Os ferroviários se uniram para construir uma capela para a padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição em consenso com dona Geralda Mendes de Paiva que após uma promessa que fez por causa de uma filha enferma (tuberculose) a qual ficou curada, uniram-se para construir uma capela, só que em homenagem a outro santo, no caso São Dimas, com aprovação da mudança do padroeiro da capela pelo bispo, de quem dona Geralda era devota. O imóvel pertence à Paróquia São Pedro de Alcântara, sendo utilizado para celebrações de missas, casamentos e festividades religiosas. O bem é inventariado.

Fonte : Acervo da Antiga Casa da Cultura de Ibiá
Fonte : Facebook - Ibiá Memória e História  



Nenhum comentário:

Postar um comentário